terça-feira, 16 de dezembro de 2008

REUNIÃO DA PRESIDENCIA DOS RAPAZES COM O DIRECTOR DE ACAMPAMENTO
ALGUNS ASSUNTOS DEFINIDOS :

Líder do Acampamento: Rui Canas Gaspar

Organização: Rui Canas Gaspar e Presidencia dos Rapazes dos Rapazes da Estaca.

Data do Acampamento: 21 a 23 de Maio.

Local: Serra da Arrábida

Objectivos:

1. Auxiliar os rapazes a ganharem um testemunho do Salvador.

2. Fomentar o Senso de Responsabilidade.

3. Aumentar a auto-suficiência e o espírito de Liderança.

4. Auxiliar os rapazes a ter desejo de servir uma missão de tempo integral.

Enquadramento : Os rapazes serão agrupados em pequenos grupos de 7 formando equipas como os Escuteiros.

Identificação : Todos os participantes no acampamento usarão camisola própria com o logótipo “Mãos que Ajudam” e as equipas terão identificação própria com o nome de uma tribo de Israel

Posted by Picasa

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

 
VAMO-NOS EQUIPAR ?
Aproveitando os preços de época baixa a Ala Setúbal I já adquiriu 4 tendas de campismo, modelo Exlorer III, para equipar esta Unidade SUD, com vista aos acampamentos de Verão das diversas Organizações desta Ala.
Dado que a Ala Setúbal I não dispunha de qualquer equipamento de campismo, o bispado optou por adquirir tendas de média qualidade ao invés de adquirir as “descartáveis” embora mais baratas.
Este equipamento destina-se não só aos acampamentos dos rapazes, moças e outros que estão a ser planeado, mas também é um tipo de equipamento que ficará a fazer parte do plano de Emergência e Bem-Estar da Ala.
No próximo trimestre a Ala Setúbal I, conta poder adquirir dois fogões portáteis a gás bem como mais algum equipamento ligeiro de campismo.
Desta forma quando chegar a altura dos acampamentos, a Ala estará devidamente equipado com material próprio.
Posted by Picasa

sábado, 13 de dezembro de 2008

AGORA JÁ SABEM
Várias pessoas tem-nos vindo a perguntar de onde é a foto que apresentamos a identificar este espaço.
Bem, é uma imagem do Parque de Merendas da Comenda, Parque Natural da Arrábida, com a Ribeira da Ajuda, local onde mais de 600 voluntários Mãos que Ajudam intervieram numa acção de defesa do meio ambiente.
 
ALGUMAS DICAS
* O Acampamento dos Rapazes da Estaca de Setúbal, está previsto que seja realizado numa bonita zona do Parque Natural da Arrábida.
* Está previsto que um dia inteiro seja destinado a um grande jogo de seguimento de pistas, onde haverá no seu decurso uma actividade de serviço comunitário / ecológico.
* Na noite do segundo dia será realizado um grande “Fogo de Conselho”.
Prevê-se a participação de instrutores convidados, eles serão Chefes de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.
* Só participarão neste acampamento os rapazes que se inscrevam a tempo e de cujas Unidades tenham pelo menos um líder presente.
Posted by Picasa

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O DIRECTOR DE ACAMPAMENTO

Em 30 de Novembro de 2008 a Conferência Semestral da Estaca de Setúbal – Portugal apoiou o irmão Rui Gaspar como Director do Acampamento dos Rapazes da Estaca.

No dia 10 de Dezembro o Director de Acampamento reuniu com a Presidência da Organização dos Rapazes da Estaca, afim de em conjunto delinearem as linhas mestras do Acampamento Anual dos Rapazes da Estaca de Setúbal – Portugal.

O Director do Acampamento é um bispo SUD que actualmente serve na Ala Setúbal I como Primeiro Conselheiro do Bispado.

O irmão Rui Gaspar é um velho chefe escuteiro que dirigiu acampamentos de todos os escalões etários a nível local, regional e nacional, como dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

A Presidência da Estaca de Setúbal, pretende que o Acampamento 2009 siga o modelo escuteiro, em que os jovens estarão enquadrados em pequenos grupos, tipo Patrulha dos Escuteiros.

A partir desta data o Acampamento está em marcha e os líderes tratarão de começar já a preparar todo o trabalho de bastidores, de forma a que no mais curto espaço de tempo as informações mais pormenorizadas, bem como as fichas de inscrição dos participantes possam seguir para as Unidades SUD.

Vamos utilizar este blogue como espaço privilegiado para manter o contacto com todos os participantes, de forma a transmitir a maior quantidade de informação.

Até breve

Rui Gaspar

Posted by Picasa

PARA TI JOVEM SUD

Enquanto este espaço se encontra em construção recomendamos aos nossos jovens que acedam ao www.alaum.net menu ALAUM JOVEM, secção FOGO DE CONSELHO de forma a começarem a familiarizar-se com as técnicas dos escuteiros e com as diversas matérias relaccionadas com a vida de campo.

Posted by Picasa