domingo, 24 de maio de 2009

O GRANDE DIA CHEGOU

Finalmente chegou o dia tão esperado e o Acampamento dos Jovens de Sião – Arrábida 2009 tornou-se uma realidade.

O CEADA (Centro de Educação Ambiental da Arrábida) um parque propriedade do Corpo Nacional de Escutas, localizado em pleno coração do Parque Natural da Arrábida, recebeu-nos no seu espaço e o escuteiro chefe Rui Marçal foi o animador do “Fogo de Conselho” enquanto o chefe Carlos Sardo e o caminheiro Sérgio Sardo foram os guias que nos conduziram através dos trilhos da serra até ao seu ponto mais alto, para eles o nosso muito obrigado.

Depois das montagens de campo os participantes tiveram a abertura do acampamento, logo seguido do “Fogo de Conselho” o qual serviu para proporcionar aos participantes uns alegres momentos de descontração e animação como o fazem os escuteiros.

No dia seguinte, fomos despertados por uma forte chuvada acompanhada de uma verdadeira orquestra composta pelas oito variedades de pássaros existentes no parque que nos brindaram com os seus lindos cantos.

Passada a chuva todos saímos das tendas e foi altura de ler as escrituras em conjunto, tratar da higiene pessoal e tomar o pequeno almoço.

Às nove horas, os guias estavam no acampamento para nos conduzirem até ao ponto mais alto da serra.

Em campo apenas ficou uma pequena equipa de líderes a preparar o almoço.

Se a subida não é fácil a descida também não é melhor, em determinados sítios de pedras soltas, onde se escorrega com facilidade, a conhecida “cascalheira” não deram tréguas e foram muitos os que foram de rabinho ao chão …

Com maior ou menor dificuldade e entre ajuda, todos jovens e líderes chegaram ao alto.

Apreciadas as vistas, enquanto um forte e rápido nevoeiro se aproximava e o permitiu fazer, iniciou-se então a descida até à base.

Em campo, foi tempo de podermos proceder ao agradecimentos aos guias e depois de um rápido descanso foi servido o almoço.

Depois do almoço ouve lugar a uma actividade de serviço que consistiu em apanhar todos os poucos plásticos que se encontravam espalhados pelas partes menos visíveis do local de acampamento, que juntamos com outros sacos de plástico, garrafas e latas apanhadas no trilho que seguimos no interior da serra.

Seguiu-se uma pequena instrução sobre sinais de pista, após o que foi iniciado uma prova prática onde os jovens tiveram de seguir um trajecto guiados pelos sinais que tinham aprendido.

Acabada esta atividade foi altura de se partir do nosso acampamento, para o ponto mais alto do CEADA, a “clareira do helicóptero” afim de procedermos à partilha de opiniões sobre o acampamento, prestarmos testemunho e procedermos ao encerramento de campo.

Todos os jovens se manifestaram no sentido do seu muito apreço por este evento que lhes proporcionou uma experiência escuteira e também uma forma diferente de comemorar o Sacerdócio Aarónico.

O acampamento foi desmontado e os jovens e lideres começaram a deixar o campo já perto das 20 horas, quando uma nova chuvada voltou a cair sobre a Serra Mãe que nos acolheu por pouco mais de 24 horas e nos proporcionou uma experiência que jamais iremos esquecer.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário