terça-feira, 26 de maio de 2009

NEM SEMPRE O QUE É CARO É O MELHOR

O líder da Organização dos Rapazes da Estaca de Setúbal – Portugal, Presidente Nozalter de Abreu, acaba de encerrar e apresentar as contas relativas ao Acampamento dos Jovens de Sião.

Para que fique registado e sirva de guia para actividades futuras, queremos apresentar-vos as contas desta excelente e económica actividade.

As despesas dizem respeito aos seguintes gastos :

* Alimentação ………………. 184,49

- Ceia

- Pequeno Almoço

- Almoço

- Lanche

* Consumíveis ……………… 36,66

* Camisolas de Campo ….. 450,00

* Lenços tipo Escuteiro …… 27,13

* Donativo para o Parque .. 100,00

Se considerarmos a divisão do valor total gasto de 798,28 € por 47 participantes, teremos um custo por membro de 16,98, provavelmente um dos mais baixos custos per capita para uma actividade deste tipo, onde as opiniões de sucesso foram unânimes.

De salientar que a Organização tinha aprovado para esta actividade um orçamento global de 1 500 euros, concluindo-se portanto, que nem tudo o que é barato é pior e o contrário também é verdade.

Posted by Picasa

domingo, 24 de maio de 2009

ESPECIALMENTE PARA SI
que não teve a oportunidade de partilhar connosco este acampamento , seleccionamos algumas fotos ilustrativas deste evento juvenil dos Rapazes da Estaca de Setúbal - Portugal.
Clique na seta e ligue o som do seu pc afim de usufruir deste trabalho de foto-reportagem

O GRANDE DIA CHEGOU

Finalmente chegou o dia tão esperado e o Acampamento dos Jovens de Sião – Arrábida 2009 tornou-se uma realidade.

O CEADA (Centro de Educação Ambiental da Arrábida) um parque propriedade do Corpo Nacional de Escutas, localizado em pleno coração do Parque Natural da Arrábida, recebeu-nos no seu espaço e o escuteiro chefe Rui Marçal foi o animador do “Fogo de Conselho” enquanto o chefe Carlos Sardo e o caminheiro Sérgio Sardo foram os guias que nos conduziram através dos trilhos da serra até ao seu ponto mais alto, para eles o nosso muito obrigado.

Depois das montagens de campo os participantes tiveram a abertura do acampamento, logo seguido do “Fogo de Conselho” o qual serviu para proporcionar aos participantes uns alegres momentos de descontração e animação como o fazem os escuteiros.

No dia seguinte, fomos despertados por uma forte chuvada acompanhada de uma verdadeira orquestra composta pelas oito variedades de pássaros existentes no parque que nos brindaram com os seus lindos cantos.

Passada a chuva todos saímos das tendas e foi altura de ler as escrituras em conjunto, tratar da higiene pessoal e tomar o pequeno almoço.

Às nove horas, os guias estavam no acampamento para nos conduzirem até ao ponto mais alto da serra.

Em campo apenas ficou uma pequena equipa de líderes a preparar o almoço.

Se a subida não é fácil a descida também não é melhor, em determinados sítios de pedras soltas, onde se escorrega com facilidade, a conhecida “cascalheira” não deram tréguas e foram muitos os que foram de rabinho ao chão …

Com maior ou menor dificuldade e entre ajuda, todos jovens e líderes chegaram ao alto.

Apreciadas as vistas, enquanto um forte e rápido nevoeiro se aproximava e o permitiu fazer, iniciou-se então a descida até à base.

Em campo, foi tempo de podermos proceder ao agradecimentos aos guias e depois de um rápido descanso foi servido o almoço.

Depois do almoço ouve lugar a uma actividade de serviço que consistiu em apanhar todos os poucos plásticos que se encontravam espalhados pelas partes menos visíveis do local de acampamento, que juntamos com outros sacos de plástico, garrafas e latas apanhadas no trilho que seguimos no interior da serra.

Seguiu-se uma pequena instrução sobre sinais de pista, após o que foi iniciado uma prova prática onde os jovens tiveram de seguir um trajecto guiados pelos sinais que tinham aprendido.

Acabada esta atividade foi altura de se partir do nosso acampamento, para o ponto mais alto do CEADA, a “clareira do helicóptero” afim de procedermos à partilha de opiniões sobre o acampamento, prestarmos testemunho e procedermos ao encerramento de campo.

Todos os jovens se manifestaram no sentido do seu muito apreço por este evento que lhes proporcionou uma experiência escuteira e também uma forma diferente de comemorar o Sacerdócio Aarónico.

O acampamento foi desmontado e os jovens e lideres começaram a deixar o campo já perto das 20 horas, quando uma nova chuvada voltou a cair sobre a Serra Mãe que nos acolheu por pouco mais de 24 horas e nos proporcionou uma experiência que jamais iremos esquecer.

Posted by Picasa

sexta-feira, 22 de maio de 2009

BEM-VINDOS

Que sejam todos muito bem-vindos ao Acampamento dos Jovens de Sião, daqui a poucas horas iremos encontrar-nos em pleno coração da Serra da Arrábida, numa das zonas mais lindas de Portugal, local da realização deste evento promovido pela Organização dos Rapazes da Estaca de Setúbal – Portugal.

Fui chamado e apoiado na Conferencia Geral da Estaca de Setúbal, como Director do Acampamento, foi-me pedido por diversos jovens que organizasse um acampamento tipo escuteiro, dada a minha condição de velho chefe escuteiro e que lhe pudesse ministrar uma experiência diferente.

Pois bem, embora o programa que elaborei tivesse de ser completamente refeito, dado que o tempo em campo foi reduzido, devido a um erro de calendário, no tempo que tenho disponível optei por proporcionar dois momentos fortes.

O Fogo de Conselho e a Descoberta da Serra, o primeiro onde poderemos sentir a mística escutista e o espírito dos pioneiros mórmons e o segundo onde poderemos ter a oportunidade de fazer uma caminhada por terrenos íngremes subindo ao ponto mais alto da Arrábida e desta forma apreciar as belezas do Criador.

Naturalmente, nem tudo correrá da melhor forma, provavelmente teremos de ultrapassar contratempos de última hora, é sempre assim, mas com o espírito de aventura que caracteriza os escuteiros e porque vocês irão viver esse mesmo espírito, então, todos juntos, vamos ultrapassar alguma dificuldade que possa aparecer.

Parto do princípio que jovens e líderes se prepararam, em todos os aspectos para esta atividade. Procuramos ajudá-los na preparação e agora eis-nos chegados à hora da acção.

Chamo a atenção para a disciplina que deve haver em campo, por parte de todos, sejam jovens ou lideres adultos, o programa é para cumprir e as normas para serem implementadas, com organização e método tudo irá bem em Sião.

Sejam bem-vindos ao ACAMPAMENTO DOS JOVENS DE SIÃO

Rui Gaspar

Diretor do Acampamento

Posted by Picasa

quarta-feira, 20 de maio de 2009


ACAMPAMENTO DOS

JOVENS DE SIÃO

UMA FORMA DIFERENTE DOS JOVENS SUD DA
ESTACA DE SETÚBAL – PORTUGAL

COMEMORAREM O ANIVERSÁRIO DO

SACERDÓCIO AARÓNICO

Posted by Picasa

SINAL DE REUNIÃO

Tens de tomar nota dos avisos e anúncios colocados no painel da recepção do acampamento afim de ficares ao corrente do que se irá passar e da organização do mesmo.

É importante que tomes boa nota deste aspecto e que o transmitas aos teus companheiros, trata-se do sinal de reunião geral no acampamento.

Porque não se deve andar aos “berros” pelo recinto afim de chamar toda a gente, o sinal de reunião geral será dado por meio de um apito escuteiro com o seguinte sinal :

Vários apitos intermitentes seguidos de três intervalados, ao ouvires isto significa que te deves dirigir de imediato para o local de reunião, sem correrias e tendo cuidado com as tendas, depois , junta-te à tua equipa e forma em circulo.

Posted by Picasa

terça-feira, 19 de maio de 2009

A COMIDA NO ACAMPAMENTO

O jantar de sexta-feira será levado já confeccionado por cada participante. À noite, a equipa de campo fornecerá qualquer coisa quentinha que nos reconfortará antes de nos recolhermos às tendas.

No sábado o pequeno almoço e o almoço serão confeccionados e fornecidos pela equipa de campo.

Nos acampamentos não pode haver esquisitices, e tudo o que for fornecido como refeição é o melhor que se pode arranjar…

Bom apetite não te vai faltar com os bons ares da Serra da Arrábida…

Posted by Picasa

O FOGO DE CONSELHO

Na sexta-feira à noite faremos a primeira reunião de campo, trata-se do “Fogo de Conselho” . Este tipo de reunião já era feito pelos antigos pioneiros mórmons, quando se juntavam depois de um dia de grande caminhada pelas planícies a caminho de Salt Lake.

À noite juntavam-se em volta de uma fogueira e partilhavam experiências, tocavam, cantavam e recebiam instruções.

Os povos índios faziam o mesmo, era ai à volta do fogo que cantavam e dançavam, de uma maneira geral todos os povos primitivos assim o faziam também.

Os escuteiros mantém o bom hábito do “fogo de conselho” e divertem-se à noite antes de se recolherem às tendas em silencio.

Para que o nosso “Fogo de Conselho” seja o mais agradável possível, sugerimos que todos os que tem e sabem tocar um instrumento, o levem afim de partilharem os seus talentos.

Em baixo apresentamo-nos o Hino do Fogo que é sempre cantado quando se inicia o Fogo de Conselho.

Podes ouvir este hino que está no cancioneiro escutista no link abaixo

HINO DO FOGO

http://www.cne-escutismo.pt/cancioneiro/cescutistas.htm

Sol Ré Mim

Ao redor da fogueira

Dó Sol Ré

Vimos ouvir os conselhos

Mim

Que nos dão os nossos chefes

Ré Sol

Nossos irmãos mais velhos.

Refrão :

Sol Ré Dó Sol

Oh Luz beleza, clara certeza,

Mim Dó Ré

Rumo do nosso mar,

Sol Ré Dó Sol

Bendita seja a luz benfazeja

Dó Ré

A tua chama no ar.

Posted by Picasa

ESTAMOS IDENTIFICADOS

Assim que chegarmos à recepção do nosso acampamento será entregue uma camisola identificativa do evento, bem como um lenço, tipo escuteiro, de cor azul.

A partir desse momento todos os participantes do acampamento JOVENS DE SIÃO passarão a usar essas peças de forma a serem identificados quer perante os lideres de campo, quer perante os escuteiros chefes do parque.

Estas duas peças deverão ser usadas durante todo o tempo que durar o acampamento e depois deste terminar cada participante poderá ficar com elas como recordação desta atividade promovida pela Organização dos Rapazes da Estaca de Setúbal Portugal Sião

Posted by Picasa

“QUEM VAI PARA O MAR AVIA-SE EM TERRA “

Este é um ditado tipicamente setubalense e que nos remete para a preparação que deve preceder a acção, ou seja, antes de partirmos para o acampamento deveremos verificar se temos preparado o nosso equipamento.

Coletiva ou individualmente, verifiquem se as tendas que vão utilizar estão em ordem, não vá faltar as estacas, algum dos prumos ou mesmo as espias que as irão segurar…

Já que falamos em tendas, tenham atenção a essa aspecto, é que toda a gente dormirá lá dentro, ninguém ficará ao relento, mesmo que seja dentro de saco cama, quem não quiser ficar na tenda é melhor ficar em casa, na sua claro …

À noite ao relento, só o Fogo de Conselho e para ai se tiveres uma viola ou outro instrumento musical que saibas tocar não te esqueças de o levar.

Posted by Picasa

TOMA NOTA E INFORMA OS OUTROS PARTICIPANTES

* No interior do Parque dos Escuteiros existirá uma zona destinada aos JOVENS DE SIÃO esta será a nossa identificação, será aí que montaremos as nossas tendas.

* Será construido um pórtico junto à entrada do nosso campo e uma tenda/abrigo azul, diferente de todas as outras, assinalará que ai é a recepão do nosso campo e ponto de encontro geral.

* As tendas deverão ser montadas nas zonas destinadas para o efeito as quais serão identificadas pelo Diretor de Acampamento, irmão Rui Gaspar.

* Todos os membros do Acampamento Jovens de Sião, terão de usar uma camisola identificativa de cor amarela, criada exclusivamente para este acampamento, a qual será distribuída na recepção de campo.

* Um quadro com as normas de acampamento será afixado junto à recepção, normas que terão de ser estritamente cumpridas.

* Para poderes participar ativamente no fogo de conselho podes preparar indivualmente ou em conjunto alguma canção ou pequena peça de teatro.

* Em campo não serão permitidas bolas, rádios, ou quaisquer aparelhos do género, os telemóveis deverão estar no silencio.

* Depois de ser anunciado o silencio não poderão existir mais conversas no interior do nosso campo, as tendas são feitas de pano e como tal mesmo falando baixo tudo se ouve e vamos incomodar quem quer descansar.

Posted by Picasa

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A PRESIDENCIA DOS RAPAZES LEMBRA-NOS DO TIPO DE EQUIPAMENTO INDIVIDUAL A LEVAR PARA O ACAMPAMENTO

Autorização dos pais (sem este os jovens não poderão participar).

Tenda

Lanterna

Saco cama

Escrituras

Artigos de higiene pessoal

Jantar para sexta-feira à noite

Toalha

Roupa desportiva e de serviço

Pijama

Boné

Calçado apropriado para caminhada

Repelente de insetos

Posted by Picasa

terça-feira, 5 de maio de 2009

CUIDADO COM OS PÉS

Se vais ao acampamento deverás ter em especial atenção com o calçado que vais utilizar.

Este não é um acampamento para “turistas” pretende-se ministrar uma experiência escutista num local onde o terreno é acidentado, por isso, umas boas botas (tipo escuteiro) são bastante úteis.

Se não tens botas, procura levar qualquer tipo de calçado de preferência com sola grossa e rugosa, para que não te magoes.

Se vieres de chinelos, podes esquecer a caminhada para descoberta da serra, porque não poderás participar, é que embora contemos levar no grupo um enfermeiro e um médico ortopedista não gostaríamos de te transportar às costas até ao acampamento.

Por isso, previne-te já , para evitares o acidente amanhã.

Posted by Picasa

CORREIO DO VISITANTE

Eu fiquei encantado com o site do acampamento dos rapazes....
Eu estou maravilhado!!! Maravilhoso o local, vocês estão de parabéns!!!!!!
É, eu tô achando que vou embora do Brasil, apesar de amar muito essa terra..

Abraços Rui

Raynerson Maia

R. Embora este espaço se destine a transmitir instruções e a dinamizar o Acampamento dos Rapazes da Estaca de Setúbal ele é de facto também visitado por outras pessoas que não os seus destinatários.

Para aqueles que não vão ao acampamento poderão acompanhar um pouco por aqui este evento a realizar num dos mais belos cenários naturais do mundo.

Posted by Picasa

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LEMBRETE

Aconselhamos todos os participantes do Acampamento dos Rapazes da Estaca de Setúbal a visitarem o blog do Centro de Educação Ambiental da Arrábida (CEADA) local onde se irá realizar o acampamento, afim de se familiarizarem com o local e com as regras em vigor naquele espaço.

Não se esqueçam de trazer conjuntamente com o vosso material de campo, sacos para recolha de lixo, dado que todo o lixo que lá fizermos o deveremos trazer para depósito em contentor existente no exterior.

Posted by Picasa